⌚ 8 minutos de leitura

Uma pessoa morre por acidente em serviço a cada 3 horas e 40 minutos no Brasil, de acordo com dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho {https://smartlabbr.org/sst}. Ainda no nosso país, a Previdência Social registra aproximadamente 700 mil casos por ano de acidentes ou doenças relacionados ao trabalho.

Se apenas esses números deixam você assustado, imagine quantas consequências negativas para as empresas e as famílias são deixadas por conta da ausência de um trabalho de prevenção e combate aos acidentes e doenças laborais.

Cuidar bem da segurança do trabalho e tomar medidas que diminuam o impacto negativo na saúde dos colaboradores não é mais uma tendência: já se tornou o dever de todas as empresas, além de uma ótima oportunidade para sua empresa ser mais eficiente e reduzir custos, como mostrarei neste artigo.

Segundo Carmen Migueles, pesquisadora e professora da FGV especialista no assunto após um  longo estudo realizado durante 18 anos, a segurança do trabalho, além de naturalmente está ligada à saúde do trabalhador, tem relação direta com a competitividade e produtividade das empresas, fato que se reflete na correlação presente em dados internacionais entre taxa de acidentes e produtividade dos países.

Quais seriam então os benefício reais de se investir em segurança do trabalho? Quais as vantagens para a sua empresa? É viável financeiramente?

Para te ajudar a responder esses questionamentos, separei 5 benefícios para você começar o mais rápido possível a ter melhores resultados com a segurança do trabalho.

          1. REDUÇÃO DE CUSTOS

Embora não muito evidente quando de início se olha para o investimento necessário, certamente o benefício com maior impacto para a sua empresa seja a redução de custos, quando analisado o crescente retorno do investimento a médio e longo prazos.

Com um serviço de segurança do trabalho bem feito, o custo com indenizações por acidente de trabalho concedidas pela justiça também reduz drasticamente, quando não se chega a zero! Isso porque quando uma fatalidade por ventura acontecer, se comprovando que a empresa cumpriu suas obrigações, ela pode ser excluída de determinadas responsabilidades em eventuais processos trabalhistas. Casos assim são comuns quando empregados se acidentam por não usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) quando as empresas o disponibilizam, configurando negligência do trabalhador e não da empresa. 

A redução dos custos se dá, ainda, pelo fato de o empregador precisar gastar menos com licenças médicas, uma vez que seus funcionários não precisarão se afastar para cuidar da saúde com tanta frequência.

          2. AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Um outro benefício com relação direta à redução de custos e com significativo impacto para a empresa é o aumento de produtividade dos colaboradores e, portanto, da empresa como um todo.

Além da redução do tempo de afastamento por licenças médicas (o que já se pode constatar em um cenário nacional no campo da construção civil {http://revistacipa.com.br/pesquisa-revela-queda-no-numero-de-atestados-medicos-emitidos-aos-trabalhadores-da-construcao-civil/} graças ao aumento da atuação de equipes de segurança do trabalho), também se pode diminuir o número de paradas no processo produtivo oriundas de pequenos mas constantes acidentes, elevando a produção diária de uma fábrica ou reduzindo o número de dias para conclusão de uma obra, por exemplo.

Por fim, e não menos importante, o trabalhador produz mais quando não está doente ou cansado. Nesse sentido, o bem-estar proporcionado pelo investimento em segurança do trabalho tem retorno na satisfação e motivação dos colaboradores, que por sua, tem impacto no quanto que um funcionário produz para sua empresa.

banner1 1Powered by Rock Convert

          3. PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O primeiro passo para prevenir acidentes é entender que nem todo acidente é uma fatalidade. É possível prevenir acidentes de modo a evitar que seu colaborador seja interrompido em sua atividade diária e termine machucado ou, em alguns casos, gravemente ferido.

Portanto, com as ferramentas certas e com uma equipe experiente, acidentes podem ser prevenidos e a integridade física dos seus colaboradores podem ser preservadas.

           4. ADEUS A MULTAS E CAUSAS TRABALHISTAS

Ninguém gosta de ter que pagar por algo que poderia ser evitado, como multas e causas trabalhistas. E, no país onde as multas trabalhistas somam mais de R$ 13 bilhões, reduzir o risco de cair na próxima fiscalização se torna ainda mais importante.

Dessa forma, uma vez que a segurança do trabalho é uma obrigação legal, torna-se necessário investir de modo adequado para que, além de possíveis irregularidades que tenham impacto financeiro para a organização, se preserve a imagem pública e reputação da organização, que podem estar em risco quando há atuação jurídica.

Como já costuma dizer a sabedoria popular, prevenir é melhor do que remediar. E com a segurança do trabalho isso não poderia ser diferente.

            5. ATRAÇÃO DE MELHORES PROFISSIONAIS E CLIENTES

Um outro benefício com impacto considerável às organizações, que não costuma ser evidenciado quando se fala em investimento em segurança do trabalho, é o ganho de reputação e autoridade obtido por uma empresa que é reconhecida pelas suas boas práticas de segurança e cuidado com o colaborador.

Em um cenário cada vez mais competitivo, onde a qualidade da mão-de-obra e o capital intelectual das empresas se tornam mais valiosos dia após dia, atrair as pessoas certas se torna fundamental. 

Nessa perspectiva, construir uma imagem pública de empresa que de fato se importa com o bem-estar dos seus colaboradores atrai não só as melhores pessoas para serem funcionários como também atrai empresas interessadas em fornecedores e parceiros de negócio alinhados com seus valores e normas.

Uma vez que nenhuma empresa quer ter sua imagem vinculada a uma empresa com a reputação manchada por problemas trabalhistas, a segurança do trabalho se torna, portanto, uma vantagem competitiva com impactos positivos internos e externos à empresa. 

Agora que você já sabe os benefícios que pode ter com a segurança do trabalho , o que você está esperando para começar uma nova era de eficiência e produtividade na sua empresa?

Não basta só saber da importância da segurança do trabalho, é preciso contar com parceiros que ajudem você a alcançar os melhores resultados.

Para isso, após ter contribuído com a redução de acidentes e doenças do trabalho em mais de 300 empresas, a Prevenção conta com a melhor equipe para ajudar você a ter os mesmos resultados.

Entre em contato conosco e entenda melhor como sua empresa pode fazer parte desse novo mundo de segurança e produtividade com a Prevenção – Segurança e Medicina do Trabalho.

Esteja sempre aprendendo conosco, amamos ter você aqui! Se inscreva em nossa Newsletter e não perca nossos conteúdos!